segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O "meu" Partido Socialista (1)





Confesso.

Estive, no Congresso de Espinho, em 2009.

No Congresso de Matosinhos, em 2011.

No Congresso de Braga, neste fim de semana.

Estive, sempre, como militante, e, por razões da minha (de)formação académica, pude ver o Partido em movimento.

Aprendi muito.

E, conscientizei (como dizia Paulo Freire), muito.


Aprendi que estou no Partido certo que corresponde aquilo que eu defini como a Esquerda Possível. Precisamente, aquela que pode propor alternativas VIÁVEIS ao que a "esquerda museológica" ou a "esquerda caviar" propõem (e, reparem, eu militei nas duas, sei do que falo).

Descobri, em Braga, que o "meu PS" é o daqueles que percebem e se revêem nesta minha "esquerda possível" e que encontrei, lá, sem os procurar : o Dionísio Mendes, Presidente da Câmara de Coruche, meu colega de liceu, que saiu do PCP e abraçou o PS como esquerda possível; o António Marcelino, velho Amigo, de Arruda dos Vinhos, que me viu ser técnico da Câmara de Arruda e, depois, Autarca, com Pelouros, da CDU, num Município onde ele estava, na Assembleia Municipal, pelo PS; o Casimiro Ramos, também, nesse tempo, de 1993/1996, opositor político, mas, como o Marcelino, colaborador nos Grupos Municipais que fizeram o Regulamento de Apoio ao Associativismo, as Jornadas de Desenvolvimento do Concelho, o Grupo de trabalho dos Fundos Comunitários. Finalmente, o meu "inimigo íntimo", o então Presidente da CM de Arruda dos Vinhos, Mário Henrique Carvalho, (pelo PS) ,que, nesse tempo entre 1993/1997, me "aturou como Vereador da Oposição CDU, perante a sua maioria PS. Recordo, findo o meu mandato, que o Mário foi ao meu segundo casamento, em Beja, em 1997; ser adversário não é ser inimigo.

O Mário Henrique Carvalho é alguém, porque o ataquei, combati, porque ele me atacou e combateu, com uma imensa lealdade, perante quem, fico, como aconteceu em Braga, sem palavras. É foi um exemplo de Autarca e, ainda é, de Cidadão.Homem simples (embora, como estudante-trabalhador, e já em idade madura, se tenha licenciado em auditoria financeira), nunca o vi querer ser tratado por Doutor. Mas de um imenso sentido de justiça. Um dia tratámos-nos mal, na nossa vereação comum; acabada a Sessão de Câmara onde tal aconteceu, eu fui beber um copo, sozinho, como sempre fazia, ao "Nicol", um café do Centro de Arruda; bebi e saí. A sair da Câmara, vinha o Presidente Mário e disse, do alto da sua sabedoria humana : "Abel, ambos excedemos-nos"; eu reconheci e nem foi preciso pedir desculpas. Acabámos a comer "Frango à passarinho", no famoso "FUSO", logo ali em frente, junto com o Vereador Zé Maria, de Arranho, e o hoje Presidente, o então Vereador Carlos Lourenço, do PSD.


É este o "meu" Partido Socialista, que revejo nestes Camaradas, contra quem combati, mas que hoje , neste tempo onde a Esquerda é a possível, gosto de sentir, como um "aconchego" de uma vida longa de combates, onde, finalmente nos encontramos. Num território político comum, determinante para o País.

Abracei o Mário Henrique, no Congresso de Braga (não lhe o disse por pudor), como quem agradece a quem de algum modo, como a todos os outros que referi, sem o saber, contribuiram para, de forma determinante, pelo exemplo, de militância, mas, sobretudo de cidadania, me trazerem a este "meu" PS de hoje : o da ESQUERDA POSSÍVEL.






Sem comentários:

Enviar um comentário