terça-feira, 29 de setembro de 2009

Razões de uma pertença partidária...




Eu disse que este era um "blog" intimista, por isso, posso dizer aquilo que me "vem à cabeça"...
Vou falar de 2 personagens que, de algum modo, me fizeram aderir ao PS :
1) José Carlos Zorrinho
É, entre outras coisas, o Coordenador do Plano Tecnológico e da Estratégia de Lisboa; mas, para mim, é o meu Colega de Direcção da Associação de Estudantes da Universidade de Évora, entre 1978 e 1980, onde muito trabalhámos;mais recentemente, foi o meu adversário, em debates leais e fraternais (mas imcomparávelmente ele era mais forte), em 2 eleições legislativas, como cabeças de lista, em Évora (ele, claro, no PS eu, então, no BE).
Mas foi, sobretudo aquele, que, quando em Novembro de 2008, aderi ao PS, me escreveu :
Sempre igual a ti próprio ... com dignidade, inteligência e capacidade de intervenção quando as situações são complexas.
Tenho muita honra em poder chamar-te de novo Camarada!
Para mim, que tanto aprendi contigo nos meus tempos de universidade, nunca deixaste verdadeiramente de o ser.
Abraço,
Carlos Zorrinho
Na altura, foi reconfortante, vindo de quem vem. "Camarada" , como dizia Brell, "c'est un joli nom" da Esquerda.
2) José Sócrates
Confesso a minha antipatia inicial por este cidadão. Parecia-me artificial, de "plástico".
Depois, a ideia foi mudando. Foram os ataques, bem "à portuguesa", sobre o grau académico, o "Freeport", menções despropositadas à sua vida pessoal/familiar, que me foram influenciando positivamente.
Depois, assumiu, com coragem, fazer face, no Parlamento, quinzenalmente, à oposição, com todo o desgaste que isso significa. Depois, assumiu uma postura e discurso de Esquerda, sem vergonha de se afirmar como tal.
Finalmente, no início deste ano, no Congresso de Espinho, encontrei gente que esteve comigo no PCP e no BE que, tal como eu, viam, hoje, no PS "de Sócrates", a tal "esquerda (do) possível".
E optei, melhor, concluí estar no "campo" certo.

Existem, por causa dessa, outras escolhas difíceis, mais locais. Mas "engolir sapos" é um "desporto" que, para mim, não prejudica a coluna vertebral.

Sem comentários:

Enviar um comentário