terça-feira, 26 de julho de 2011

Crónicas do Marco (IV) - Mais uma modernice de Manuel Moreira : convocar para reuniões através de notificação pela GNR !




Que se cuidem os Vereadores, Deputados Municipais, Autarcas de Freguesia, representantes locais de serviços da Administração Central !
A Câmara de Manel Moreira inaugurou uma nova prática, a convocatória para reuniões, através de notificação pessoal, no respectivo serviço ou residência, mas entregue pela GNR (isso mesmo, a Guarda Nacional Republicana) !!!



Seria anedótico se não fosse gravíssimo!


A história, repito, revoltante e lamentável, aconteceu ente 6ª feira e 2ª feira; omito os nomes dos envolvidos e dos serviços em causa; não porque tenha medo : irei, em breve, responder em Tribunal por algo que escrevi neste blog. Mas quero poupar outros a tais trabalhos.



Então foi assim:
Uma das "seguidoras de Manuel Moreira", com suposta responsabilidades de chefia de serviços, na Câmara do Marco, também coordenadora de um dos muito úteis foruns inter-institucionais (que serviriam para resolver problemas sociais, se não fossem "altares" para as "missas" ou loas a M. Moreira), convoca, uma técnica de um serviço da Administração Central, no Marco, para uma reunião. Esta técnica, convocada sobre a hora (recebe a convocatória de manhã para uma reunião á tarde) informou, por escrito(a dita "seguidora" parece que não recebe telefonemas, pois deve ter "categoria" a mais para tal), não estar disponível, pois tinha atendimentos marcados para utentes do seu serviço, que já não podia desmarcar.
A "seguidora de Manuel Moreira" não faz a coisa por menos : no dia útil seguinte, o piquete da GNR apresenta-se nesse serviço da Administração Central, no Marco, para, por ordem dessa "seguidora (logo, por lógica hierárquica, de Manuel Moreira, senão tal terá sido um abuso, a punir disciplinarmente), notificar a técnica desse serviço para comparecer em nova reunião !
Pasme-se : é verdade documentada !!! E em documento timbrado ! Uma pessoa é convocada para uma reunião, repito, UMA REUNIÃO, através de notificação, no seu serviço, pela GNR!!!
A douta "seguidora de Manuel Moreira" desconhece que existe um forma, talvez arqueológica, chamada "carta registada com aviso de recepção"! Ou outra, talvez tecnicamente demasiado evoluída, chamada "mail com prova de leitura" !
Mais: no uso ou abuso das suas funções, a dita "seguidora de Manuel Moreira" tem a ousadia (e quiçá o abuso) de pedir, por escrito, ao dirigente regional desse serviço da Administração Central que apure e comprove as razões da ausência dessa técnica na reunião !

Inagurou-se uma prática que nem Ferreira Torres se tinha atrevido a (ab)usar : convocar para reuniões através da GNR.

Comentei o facto com responsáveis, noutras Câmaras, do mesmo forum a que a "seguidora de Manuel Moreira" parece presidir, no nosso Concelho : riram-se, como é lógico...; até me disseram para informar os orgãos de comunicação nacionais. Mas fico por este post. Não será por mim que o País saberá que o Marco continua a ser exemplo deste tipo de dislates.
É este o governo local que temos : fomentador de incompetência (veja-se esta "seguidora", já com muitos anos de casa, que preside e coordena tudo o que existe na área social, com os não resultados existentes), prepotente, abusador, desrespeitador da dignidade das pessoas. Repare-se, o piquete da GNR irrompe num serviço para notificar uma técnica; a técnica estava a fazer atendimento numa freguesia, logo não estava lá. Perpassa a dúvida em quem assistiu: vinha ser notificada de quê ???
Mas este modo de governar, localmente, tem um rosto : Manuel Moreira.
Isto porque permite estes dislates e abusos, em papel timbrado ou provenientes de endereços electrónicos de serviços municipais ou aos quais o município preside.
Manuel Moreira está em queda livre e "parte" tudo onde vai batendo, na sua queda.
A não ser que, em definitivo, se demarque deste tipo de actos e tome medidas disciplinares necessárias. E, já agora, peça, no mínimo, desculpa aos abusados.
Guerra Junqueiro escrevia, no século XIX : "É fartar a vilanagem ! Ó Zé [Povinho], pega no lodão e corre com eles á bordoada!".
Hoje há um "lodão" chamado voto.
Que vou usar nas próximas autárquicas, para correr com este tipo de gestão municipal e a sua incompetente e, agora vi, abusadora "entourage".
Senão, com o ódio que existe para com quem pensa, tem ideias, interpela, com legitimidade pessoal e institucional, os "sacros" poderes de Manuel Moreira e seus "seguidores"(como é o caso da técnica agora vilipendidada com esta novel forma de convocatória) , só falta ressuscitar a Inquisição...

Sem comentários:

Enviar um comentário